segunda-feira, 31 de outubro de 2016


Exercício 01: Você está interessado em alguma tecnologia específica? (Existe alguma tecnologia educacional que você está especialmente interessada? Talvez você possa ter utilizado como aluno ou professor. Talvez você tenha lido sobre ela, e você pensa que é uma ferramenta de grande potencial para a aprendizagem. Poste o nome de sua tecnologia e explique brevemente a tecnologia, o público alvo e como ela fomenta a aprendizagem. Considere se essa tecnologia pode ser utilizada na prática docente enfatizando sua potencialidade na educação.

Modellus é um software, destinado ao ensino-aprendizagem da Física e áreas afins, como a Matemática. Como professora, utilizo essa tecnologia educacional por acreditar ser uma ferramenta de grande potencial para compreensão dos fenômenos físicos e pela possibilidade de visualizar os  experimentos e observações dos conteúdos da disciplina, tais como:  Mecânica: Dinâmica e Cinemática,  Óptica, Ondulatória, Eletrostática, Eletrodinâmica. A visualização dos acontecimentos físicos, em seus diversos olhares sobre um determinado fenômeno, possibilita a integração da base teórica da física com sua aplicabilidade matemática.  Desta forma, considero este software, uma ferramenta pedagógica, com resultados positivos na prática docente, permitindo aos professores apresentar e ilustrar um determinado assunto e aos estudantes a explorar um recurso que possibilite a aplicação matemática e a interpretação de dado fenômeno físico em diversos parâmetros e condições iniciais.
Esta tecnologia educacional é de fácil acesso e não necessita de muito conhecimento de programação para utiliza-lo. As principais funções do software são:

  • Realizar cálculos numéricos baseados em equações e dados especificados pelo usuário;
  • Apresentar os resultados na forma de gráficos e tabelas;
  • Desempenhar a montagem de animações;
  • Fazer medidas de distâncias e ângulos sobre uma imagem.








Nenhum comentário:

Postar um comentário