Exercício 3
Pense de forma ambiciosa. Como podemos
ser realmente mais ambiciosos em imaginar novas maneiras que os alunos possam
aprender e demonstrar sua aprendizagem para nós? Descubra algum alvo de
dificuldade em sua sala de aula. Faça um resumo de como você pode
melhorar a sua de aula com uso de tecnologia. Como seus alunos podem
desenvolver uma performance significativa na compreensão sobre o conteúdo
usando tecnologia? Como os alunos podem demostrar sua compreensão usando vários
meios de comunicação, por escrito, pela fala, em vídeo, em meios
computacionais? Eles compartilham produtos autênticos de sua aprendizagem e
pesquisa com as pessoas da escola, com as pessoas em sua comunidade, com as
pessoas ao redor do mundo? Como utilizar a capacidade da tecnologia para
quebrar as barreiras do tempo e do espaço, para que o trabalho feito na sala de
aula seja mais real e incrivelmente poderoso e motivador?
1.Na realização de uma anamnese da
turma, elencando suas potencialidades e suas dificuldades. As potencialidades
serão incentivadas (maximizadas) de modo a superar as dificuldades individuais e
coletivas dos estudantes.
2. Nas aulas de Física, observo que os
estudantes possuem muita dificuldade de compreensão e utilização da Matemática na
aplicabilidade dos fenômenos físicos.
3. O uso das tecnologias educacionais
tem sido uma ferramenta muito utilizada na minha prática docente, como apoio ao
ensino, ou seja, como um recurso tecnológico didático pedagógico, entendendo
que o mesmo, se baseia em um conjunto de técnicas, que através dos meios
digitais possibilitam aproximar professores e alunos no processo de construção
de conhecimento. Nesta perspectiva, observo que esta integração desmaterializa
o processo monótono e cansativo de ensinar e aprender, otimizando este espaço e
deixando-o mais dinâmico.
No item 2, fiz alguns apontamentos de
dificuldade dos estudantes, entretanto, neste item, proponho algumas práticas
pedagógicas que identifico como propositivas neste processo educacional, como a
utilização do software Modellus e a realização
de pesquisas temáticas.
O software Modellus é uma
ferramenta que possibilita os estudantes, maior entendimento da
aplicabilidade matemática nos fenômenos físicos, bem como, na
visualização em diversos parâmetros e condições iniciais, permitindo
maior assimilação e compreensão das expressões matemática na concretização
experimental da Física.
Outro recurso respeitável é a realização de pesquisas
temáticas, utilizando a busca na internet para subsidiar o referencial teórico
da pesquisa e os estudos metodológicos. O Objetivo desta atividade é potencializar
a autonomia dos estudantes na construção do seu próprio conhecimento e no enfretamento
de suas dificuldades individuais e coletivas. Neste
momento, os estudantes devem ser
orientados sobre os sites de busca, ao tratamento e a utilização da pesquisa
científica, bem como a realização do registro audiovisual de todo o processo de
produção científica, para que posteriormente seja realizado a socialização da
pesquisa, com a apresentação do vídeo e publicação da nos sites educacionais,
blogger escolar e rede social, a exemplo o facebook. Desta forma, os estudantes perceberão sua
autonomia na formação educacional, bem como, na socialização da produção
científica em vários meios de comunicação: local, regional, estadual, nacional
e quem sabe até internacionalmente, fazendo-os perceber a dinâmica da
tecnologia no rompimento das barreiras do espaço e tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário